Publicidade

Casa inteligente já é uma realidade

Grande benefício deste conceito é a entrega de automação, garantindo total controle do usuário, seja dentro de casa ou fora dela


4 de janeiro de 2019 - 12h08

Todos nós compreendemos que a tecnologia presente nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que estão dentro de nossas casas tem a função não só de entretenimento e serviço, mas também de garantir maior conforto em nosso lar. Muito se fala sobre a próxima evolução no conceito de casa conectada, no qual os produtos inteligentes formam uma rede de conexão integrada e pronta para ter suas funcionalidades controladas pelos usuários. E é na maior feira de tecnologia do mundo em Las Vegas, a Consumer Eletronic Show (CES) – que chega à sua 52ª edição em 2019 –, que a imprensa e os consumidores poderão ver de perto o crescimento dessa solução.

O grande benefício deste conceito é a entrega de automação, garantindo total controle do usuário, seja dentro de casa ou fora dela. A Samsung tem apostado forte neste segmento e apresentado produtos que se destacam por funcionarem como centrais de automação, além de entregarem os melhores padrões de imagens e design.

Temos soluções onde, por meio do seu televisor, o usuário pode ligar ou desligar o ar condicionado e acompanhar se a máquina de lavar concluiu seu ciclo. Através do smartphone é possível programar a temperatura do ar-condicionado, escolher a coloração da lâmpada de seu apartamento e ainda acessar câmeras no quarto de um recém-nascido, por exemplo. E para facilitar ainda mais a vida do usuário, tudo isso pode ser feito por meio de comandos de voz.

Além desses exemplos, também é possível controlar os aparelhos de sua casa remotamente pelo smartphone, permitindo que a porta de sua casa seja aberta para seu amigo ou que o ar condicionado já refrigere seu ambiente minutos antes de você chegar em casa.

O aplicativo SmartThings conecta todos os equipamentos inteligentes da Samsung e também aparelhos terceiros que sejam compatíveis com o SmartThings Hub. Através do App, a criação de cenas eleva o conceito de controle dos aparelhos para automação efetivamente, onde vários comandos podem ser executados ao mesmo tempo com um simples acionamento ou comando de voz específicos.

Um ótimo exemplo é a criação de uma cena “Bye”. Ao ser acionada pela TV, smartphone ou por voz, todos comandos adicionados a essa cena serão acionados podendo desligar a TV, ar condicionado e luzes de uma só vez. A grande evolução desse conceito com certeza virá pelo acionamento de cenas por localização ou horário, assim como também personalizações por usuário.

A comodidade oferecida por este ecossistema de equipamentos inteligentes é o fator principal que tem impulsionado o conceito de casa conectada no Brasil. Segundo informações de associações do setor, ainda é pequeno o número de residências que contam com algum nível de automação, trazendo assim grande oportunidade para quem oferece esse benefício de fábrica em seus produtos.

Por este motivo, é importante estar atento às principais reivindicações dos consumidores brasileiros para entender de que forma esta novidade mudará a vida dos usuários. Na CES 2019, a oferta de dispositivos conectados será ampliada e isso é algo que deverá chamar cada vez mais atenção, se tornando cada dia mais popular, a fim de facilitar a vida das pessoas de uma forma ainda mais efetiva.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio