Publicidade

Shutdown do governo americano impede presença da Nasa na CES

Presidente do FCC, órgão-chave para a internet mundial, Ajit Pai, também cancela participação na feira em função das paralisações de serviços governamentais dos EUA; outros nomes são incerteza

Luiz Gustavo Pacete
7 de janeiro de 2019 - 16h40

Ajit Pai, presidente da FCC, não irá para a CES pela segunda vez consecutiva (Crédito: Reprodução)

Na última sexta-feira, 4, o presidente americano Donald Trump foi enfático ao afirmar que está preparado para que a paralisação de orçamento do governo se estenda por um ano. O presidente tenta um acordo com os líderes democratas do Congresso para conseguir verbas para a construção do muro com o México. Trump exige mais de US$ 5 bilhões e os democratas se opõem.

A situação, que paralisa alguns serviços públicos, também afetou a agenda da CES. Um importante convidado, Ajit Pai, presidente da FCC, órgão protagonista da lei que acaba com a neutralidade da rede nos Estados Unidos, faria um painel com Gary Shapiro, CEO da Consumer Technology Association. Também havia a expectativa que ele participasse de uma mesa-redonda com a comissária da Comissão Federal de Comércio para discutir assuntos regulatórios e políticos envolvendo o 5G, privacidade e acessibilidade, além de outros tópicos.

Ambos os eventos foram removidos da agenda da CES. É o segundo ano em que Pai não vem à CES. Em 2018, ele cancelou seus planos de participar da maior feira de eletrônicos de consumo do mundo citando preocupações de segurança após a decisão do fim da neutralidade da rede.

A Consumer Electronics Show (CES), que ocorre em Las Vegas de 8 a 11 de janeiro, reúne 4.500 expositores e é uma das maiores feiras do mundo (Crédito: Divulgação CES)

Na noite do sábado, 5, em comunicado, Gary Shapiro afirmou que por causa do desligamento do governo “alguns de nossos oradores do governo nos alertaram que devem cancelar suas viagens. Como resultado, nossa agenda será modificada. Recomendamos aos participantes que planejam ouvir os palestrantes do governo federal dos EUA para verificar as sessões no site para garantir que essas pessoas ainda estejam confirmadas”.

Durante a manhã da segunda-feira, 7, um comunicado da NASA iTech, programa de aceleração e hub de inovação da NASA, confirmava o cancelamento de um evento que ocorreria na quarta-feira, 9. Robin Ford, coordenador do evento, afirmou que, mesmo tenha tentado de várias formas manter a programação não foi possível.

“A NASA é uma das agências federais que foi afetada pelo lapso no financiamento que ocorreu à meia-noite de 21 de dezembro de 2018 e a maioria da força de trabalho foi colocada em folga. Além disso, muitos programas foram temporariamente fechados para incluir o NASA iTech. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado”, diz Ford, em comunicado.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • CES

  • CES Innovation Awards

  • CESnoMM

  • CESnoMM; CES

  • Inovação

  • Tecnologia

Patrocínio