Publicidade

Alibaba e Intel se juntam em projeto olímpico

Companhias desenvolveram tecnologia de inteligência artificial 3D para analisar treino de atletas

Fernando Murad
8 de janeiro de 2019 - 6h40

Além de melhorar o desempenho, tecnologia incrementará transmissões da TV (crédito: divulgação)

O Alibaba e a Intel se uniram num projeto para desenvolver a primeira tecnologia de inteligência artificial 3D para analisar o treino de atletas. O objetivo é que o sistema esteja pronto para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A tecnologia pretende oferecer aos atletas novos dados de treinamento e análises ao mesmo tempo em que melhora a experiência da audiência de fãs.

Com as capacidades de cloud computing do Alibaba e hardware e algoritmos da Intel, o 3D Athlete Tracking Technology utilizará câmeras de vídeo normais para criar fios de rede 3D e permitir que os treinadores analisem em tempo real dados biomecânicos dos movimentos dos atletas, o que pode ajudá-los a melhorar o desempenho. Do lado dos torcedores, as emissoras de transmissão terão imagens mais elaboradas para analisar os melhores momentos da competição já nos Jogos de Tóquio.

O Alibaba também é parceiro do Comitê Olímpico Internacional (COI) na primeira loja online da entidade, lançada em dezembro, na China, com a plataforma Tmall. Antes disso, em setembro, juntamente com o Olympic Broadcasting Services, apresentou o OBS Cloud, plataforma de transmissão na nuvem que dará suporte às emissoras com os direitos de transmissão.

Mobilidade
Já em parceria com a BMW, o Alibaba A.I. Labs anunciou um projeto de soluções móveis ativadas por voz. O Tmall Genie, assistente de voz desenvolvido pelo Alibaba A.I. Labs, estará disponível nos carros da BMW na China até o final de 2019. O movimento dá continuidade à integração do BMW Connected com o ecossistema Alibaba. Com isso, os clientes da BMW no país poderão acessar suas vidas digitais. Lançado na China em dezembro de 2016, o BMW Connected é usado por 1,5 milhão de clientes.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Alibaba

  • BMW

  • CES

  • CESnoMM

  • COI

  • Intel

  • Tmall

  • Tmall Genie

  • Tóquio 2020

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio