Publicidade

Ok, Google, pede pra Alexa ligar pra Siri

O crescimento exponencial dos smart speakers e sua influência na vida das pessoas


8 de janeiro de 2019 - 18h28

A pesquisa liderada por Tom Webster, da Edison Research, realizada com mais de mil pessoas acima de 18 anos entre a Ação de Graças e o Natal, mostra que o americano adotou o smart speaker como um de seus devices favoritos. Hoje, mais de 21% dos americanos possuem em casa um ou mais speakers. A penetração entre a população adulta do país já supera os 50%.

A adoção é exponencial e mais rápida que a que ocorreu com o smartphone há uma década. Os especialistas dizem que toda adoção de uma nova tecnologia acontece no formato da letra S e que, no caso dos smart speakers, ainda estamos na parte de baixo do S.

A estimativa é que até 2020 teremos mais de 900 milhões de devices, considerando-se todas as plataformas. Isso é absolutamente incrível se levarmos em conta que essa categoria de produto não existia até cinco anos atrás. O crescimento nas vendas no último ano foi superior a 78% e 8% dos americanos compraram um smart speaker como presente de Natal.

Uma das explicações, segundo a Edison Research, é que o nosso ouvido é o sentido com o mais forte gatilho emocional.
Durante a apresentação, foram mostrados vídeos de famílias reais que usam Alexa ou Google Home e como isso vem influenciando o comportamento dentro dos lares.

Entre os adultos, 30% dizem que usam o device várias vezes durante o dia, sendo que o speaker se tornou o principal ponto para ouvir música dentro das casas (23%), só perdendo para os smart phones (26%).

As famílias usam os speakers pela manhã para ouvir as principais notícias e receber informações sobre trânsito e clima. Já durante a tarde e à noite, as principais funções são ouvir música e pedir comida. No caso de adultos com filhos, o item “contos infantis” também aparece com frequência.

Nas casas de adultos com crianças pequenas, o uso é ainda mais intenso: 73% dos adultos afirmam que seus filhos usam os smart speakers em casa. Um dos itens que mais crescem é a utilização dos smart speakers para ajudar as crianças nas lições de casa.

O fato é que o smart speaker veio com tudo. Foi adotado pelos americanos e por centenas de marcas que lançam diariamente produtos como alarmes, appliances, sprinklers, câmeras e lâmpadas que possam se conectar com esses devices, tornando-os ainda mais versáteis e indispensáveis.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio