Publicidade

O messias updated

No primeiro dia de CES, você descobre que suas preces devem ser redirecionadas imediatamente para a vinda do 5G


8 de janeiro de 2019 - 14h38

Esqueça Jesus. Esqueça o Messias. No primeiro dia de CES, você descobre que suas preces devem ser redirecionadas imediatamente para a vinda do 5G. Sem ele, basicamente tudo de mais incrível apresentado aqui não vai passar de um belo keynote ou protótipo.

E parece que a redenção é urgente: segundo Steve Koenig, VP e Research da CTA (Consumer Technology Association), a vida no mundo real está tão ruim que cada vez mais e mais pessoas estão preferindo levar suas vidas no mundo virtual. Por mais depressiva que essa afirmação pareça, não há como negar que aí está um novo mundo para marcas, literalmente. De acordo com Steve, a chave do cofre vai estar em encontrar novos usos e experiências para tecnologias que já estão entre nós e evoluem exponencialmente, CES após CES.

Quer mais uma prova de que o 5G vem para salvar a humanidade? O nome de uma das macrocategorias da feira este ano: Resilient Technologies. Ela compreende basicamente novas soluções para situações emergenciais, como catástrofes naturais ou ataques terroristas. E isso pode ir desde sistemas mais eficientes de alertas à população até um eventual push de firmware para carros elétricos, fazendo com que tenham uma carga extra de energia para escapar de tais situações. E no topo disso tudo está a cyber segurança. Aqui mora um curioso paradoxo: quando tudo é automatizado, a própria automatização se torna uma vulnerabilidade. (Pense nos milhares de hackers a serviço do Mal “out there”.)

Mas não se iluda achando que esse paraíso da automatização terrena virá sem sacrifícios. E serão eles: segurança e privacidade. Você quer um carro autônomo, mas quer câmeras filmando você o tempo todo? Você gosta de machine learning e devices cada vez mais responsivos, mas onde será que toda essa multitude de dados sobre você vai parar? A preocupação, legítima e onipresente nos painéis desse primeiro dia, impõe grandes dilemas, mas parece que será por aí que se decidirá, inevitavelmente, quem serão os chamados e quem serão os escolhidos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio