Publicidade

Conheça o robô que faz pão e o drone para selfies

No meio de tanta novidade, algumas tendências já começam a se firmar como a popularização de robôs para realizar tarefas do dia a dia e a chegada em definitivo da inteligência artificial às casas


9 de janeiro de 2019 - 13h46

O CES Unveiled, evento da Consumer Electronics Show (CES) 2019 realizado um dia antes da abertura da feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, trouxe uma enxurrada de novas tecnologias de tirar o fôlego. No meio de tanta novidade, algumas tendências já começam a se firmar como a popularização de robôs para realizar tarefas do dia a dia e a chegada em definitivo da inteligência artificial às casas.

Breadbot faz seu pão automaticamente (crédito: reprodução)

No evento, eu conheci o Breadbot, um robô que faz o pão de cada dia automaticamente. Ou seja, você vai poder ir à padaria e comprar pães que, agora, vão diretamente do forno para sua sacola. Outra novidade foi a Hupnos, uma máscara que usa aprendizado de máquina para monitorar o seu sono e evitar que você ronque, pois ela ajusta sua respiração com base nos dados coletados durante a noite.

Com a popularidade dos smartphones, com os quais todos os dias são feitas 100 milhões de fotos ao redor do mundo, uma empresa apresentou o AirSelfie, um drone que é uma câmera aérea projetada para tirar selfies bem além do que o seu braço poderia alcançar. Por fim, a queridinha que chamou a atenção foi a FoldiMate, a máquina que promete dobrar suas camisas, moletons, camisetas, toalhas, capas de travesseiro e muito mais. Você coloca a roupa na máquina e voilà: ela sai dobrada e empilhada pronta para o guarda-roupas.

Já as fabricantes de eletrônicos, que também apresentaram suas novidades em alguns eventos fechados para a imprensa e convidados, trouxeram à tona os temas centrais da feira: Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina, a quinta geração da telefonia celular (5G), casas e cidades inteligentes, além dos carros sem motorista.

Ficou muito claro durante os eventos que estamos vivendo a maior transformação da nossa história. A inteligência artificial promete tomar o lugar de tarefas rotineiras do nosso dia a dia e também criar um mundo mais seguro, mais inteligente e mais previsível. Durante os eventos, robôs e dispositivos de voz interagiram com os palestrantes para executar tarefas, ao vivo, de uma forma muito natural e continuada.

Por exemplo, se você precisa saber a previsão do tempo para toda a semana, por que esperar o robô falar um dia de cada vez? Ele já sabe que o dia será longo e joga a previsão do tempo na televisão da sua sala. E por que não pedir ao seu assistente para sugerir uma receita com aquilo que tem na geladeira? Se a dispensa ficar vazia, fique tranquilo. O seu assistente pessoal vai pedir os produtos em falta e você poderá recebê-los na porta de casa. E se você tem preguiça de enfrentar as tantas opções de ciclos, lavagem, enxágue e quantidade de sabão da sua lavadora de roupas, agora é só jogar as roupas lá e o seu assistente pessoal cuidará de tudo para você.

O mundo fora de casa também vai mudar bastante. Os carros autônomos prometem transformar o trânsito, ao reduzir drasticamente as quase 1,3 milhão de mortes por ano. Isso porque a tecnologia embarcada nesses carros, além de seus sensores e câmeras, vai permitir que eles monitorem o tráfego de veículos e conversem entre si, prevendo conversões e evitando colisões.

E já que o carro dirige sozinho, por que não transformar a experiência em algo divertido? Os meios de transporte que conhecemos hoje como carros poderão mudar drasticamente. Por que não usar um veículo com uma sala de cinema, uma mesa de jantar ou cantinho para descansar enquanto o computador toma conta da direção?

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Breadbot

  • CES

  • CESnoMM

Patrocínio