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Streaming, não. Plataforma de áudio

Com investimentos no catálogo de podcast, Spotify complementa modelo de negócio

Fernando Murad
9 de janeiro de 2019 - 6h25

Jemele Hill e  Courtney Holt, durante apresenta no C Space (crédito/divulgação)

Apenas um quarto da população dos Estados Unidos consome podcast semanalmente. Com este dado, Courtney Holt, head do Spotify Studios, ressaltou o potencial que este mercado tem durante apresentação no C Space da CES. “Os nomes famosos fazem a indústria parecer maior. Estamos lançando este negócio em vários países, não é algo centrado nos Estados Unidos. Será diferente no Brasil e na Índia. É um negócio global, com oportunidades globais”, disse.

O Spotify começou a investir na oferta de podcasts para complementar o negócio de música e se consolidar como uma plataforma de áudio para seus mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo. “As pessoas estão gastando mais tempo ouvindo áudio e podemos oferecer soluções integradas. Estamos usando os dados de consumo de música para indicar podcasts e temos gerado maior engajamento”, contou.

Segundo o executivo, 83% dos ouvintes têm alguma interação com as marcas que investem em seus podcasts preferidos, o que representa uma grande oportunidade de inserir anunciantes de forma orgânica. “O podcast é orientado pela autenticidade, e essa intimidade é o que dá força para a publicidade”.

Dentro da estratégia de ampliar a oferta de conteúdo, que inclui o lançamento de podcasts originais, como os de Amy Schumer, Guy Raz e Joe Budden, e a disponibilização de catálogos de parceiros, como os títulos da NPR, o Spotify anunciou na CES a criação de um podcast com Jemele Hill, vencedora do Emmy Award, jornalista do veículo The Atlantic e que teve uma longa trajetória na ESPN. Chamado de Unbothered, o podcast terá duas edições semanais a partir de março.

“Todo mundo que achava que tinha algo a dizer começou um blog. Isso se aplica ao podcast, mas pesquisas indicam que as pessoas ficam apenas alguns minutos ouvindo. Quando elas fazem o download, se comprometem a passar um tempo conosco. Existe um relacionamento diferente com a audiência. Eles têm que nos comprar”, analisou Jemele.

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