Publicidade

Cinco tipos de robôs que você deve encontrar por aí

Humanoides ou não, eles possuem algo a mais do que outras máquinas, na CES, é possível separá-los por grupos

Luiz Gustavo Pacete
10 de janeiro de 2019 - 16h30

Os robôs dão um espetáculo à parte na CES. A impressão que se tem é que toda marca precisa ter um para ser chamada de inovadora. Independentemente das intenções, o sucesso é certo, viu pessoas amontoadas por aí? A probabilidade de estarem tirando fotos de um robô é grande. Humanoides ou não, eles simbolizam a era em que viveremos e concentram algo a mais do que outras máquinas: a empatia. Na CES, é possível separá-los por grupos, foi o que fez o The Verge identificando que alguns não são tão robôs quanto outros.

FoldiMate

Robôs, só que não
São dispositivos que não necessariamente parecem robôs. Podem ser as máquinas de dobrar roupas da FoldiMate ou o Bread Bot, que transforma farinha, água e fermentos em pães.

Em construção
Muitos dos robôs vistos por aqui são realmente impressionantes, o design deste grupo remete a um futuro não muito próximo, mas basta pedir algo que ele trava. Esses são os que não estão prontos, entre eles está o Aeolus que até poderia servir uma bebida da geladeira mas ainda é lento e desajeitado.

Aeolus

Os sobre rodas
O protótipo Bot Care da Samsung, que a empresa apresentou como uma maneira de cuidar dos idosos, ou o robô “mordomo pessoal” Temi, são exemplos de robôs que se movimentam sobre rodas e são uma aposta para a ajuda no lar.

Bot Care

Baratos e falantes
Dispositivos como esses têm o potencial de ser úteis, especialmente quando se trata de comunicação com a família ou controle de dispositivos domésticos inteligentes.

Robôs carentes
Se há uma coisa que a pesquisa sobre robôs mostra repetidamente é que eles estão extremamente dispostos a tratar pessoas como semelhantes. Então, é claro, as empresas que fazem robôs gostam de aproveitar isso. Na CES, o exemplo foi o Lovot que é, segundo a fabricante, projetado para ser amado e cuidado.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Inovação

  • Robos

  • Robótica

  • Tecnologia

Patrocínio