Publicidade

Em resumo, carros, 8K e 5G

Tours nas salas de exposição do evento levam visitantes a automóveis inovadores, a conhecer as telas 8K flexíveis e debater o futuro do 5G


11 de janeiro de 2019 - 21h27

Por George P. Slefo, do Ad Age*

A CES é uma feira enorme e intimidadora com um escopo estratégico espalhado em um espaço de 2,5 milhões de metros quadrados. Aqui, participantes vão a reuniões, painéis, festas com Lil Wayne ou Ellie Goulding e, com esperança, veem o grande destaque do evento: diversas salas de exposição espalhadas por vários centros de convenções com as últimas novidades tecnológicas.

Então, não deveria surpreender que os tours pelas salas se tornaram tão populares que chegaram ao ponto em que é praticamente impossível passear pela convenção sem ver grupos de pessoas usando grandes headphones enquanto seguem alguém com uma bandeira larga. Atenção: é uma forma de arte.

Na quarta-feira, 9, esse repórter se juntou a MediaLink para participar de seu tour e ver os “must-see” da CES. Aqui estão alguns destaques:

Ainda que a maioria dos veículos na CES são carros-conceito que provavelmente nunca verão a luz do dia, é neles que os participantes veem o quão longe a indústria está disposta a levar grandes ideias sobre como o carro do futuro pode ser.

Na CES, a Disney e a Audi anunciaram uma parceria para criar um veículo de entretenimento que eles estão chamando de “O projeto de entretenimento imersivo no carro da Audi”.

A demonstração combina sistema hidráulico, assentos que vibram, TV e sistema de som. Parecia que um carro vintage com suspensão baixa cruzou com, bem, a Disney.

Carro da Audi imita sensação de filmes da Disney (Crédito: Divulgação/Audi)

Uma vez dentro do veículo, um gesto de mão em direção ao painel de controle disparou diversas telas para passar uma cena de Vingadores: Guerra Infinita. Cada soco na tela era sentido através de vibrações intensas no assento do veículo. Quando um dos personagens era jogado em um prédio, o sistema hidráulico do Audi movia o carro para cima, esquerda, baixo, direita e ouras direções completamente sincronizado a ação rolando na tela.

O sistema de som parece o que você pode experimentar em uma sessão do home theater premium na Best Buy. Apesar de toda a experiência ser perfeitamente executada, um representante da montadora que estava na exposição falhou ao explicar a praticidade do modelo. “O carro não vai se dirigir sozinho”, disse. “Mas se você está sentado no trânsito sem mover, é algo que você pode fazer… Nós esperamos que o veículo esteja disponível para compra em dez anos”.

A Bell, por outro lado, apresentou seu táxi-aéreo autônomo, alimentado por bateria — ou carro voador, como muitos o chamam. O seu apelido é “Nexus” e parece um drone gigante.

A Hyundai apresentou ideias do que as pessoas poderiam fazer em um mundo com veículos autônomos. Aparentemente, o carro do futuro terá jogos de trívia, TV e videogames como os do Nitendo Wii (nós remamos um barco).

TV da LG é enrolável (Crédito: Divulgação/LG)

8K em anúncios OOH
A LG, leal expositora da CES, levou uma grande variedade de produtos de seu portfólio, incluindo suas populares TVs OLED, eletrodomésticos, auto-falantes, fones e até robôs adoráveis. Diversas telas OLED flexíveis de 8K envolviam o teto, superfícies onduladas e o piso da exposição.

“Telas envoltas vão tornar a experiência imersiva”, diz Bill Westcott, da MediaLink, acrescentando que, com a flexibilidade da tela e a imagem nítida, “a tecnologia 8K vai se sair muito melhor em anúncios em OOH”. O conteúdo em 4K é limitado apesar de estar aí por muitos anos. “Do conteúdo da Netflix, apenas 2% a 4% é em 4K”, destaca.

Tecnologia 5G
Mesmo que o 5G seja um ponto claro de discussão na CES, um proeminente executivo de uma grande operadora diz que o desenvolvimento em massa da tecnologia 5G não vai chegar até pelo menos 2021. No entanto, a exposição te fará se sentir que o 5G estará em tudo amanhã. A quinta geração terá uma velocidade 200 vezes maior do que a que já está disponível hoje. A ideia é que o 5G vá conectar consumidores com tudo, não só seu celular.

O chip da Qualcomm, por exemplo, mostra como o 5G vai providenciar uma velocidade tão rápida que carros sem motoristas tomarão decisões em uma fração de segundo. A realidade virtual finalmente terá largura de banda suficiente para exibir conteúdo com melhor qualidade e que não provoca náuseas nas pessoas.

O 3G conectou pessoas e o 4G trouxe o Uber e Airbnb, mas ninguém sabe ao certo o que o 5G vai trazer com ele.

*Tradução: Thaís Monteiro

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 5G

  • Audi

  • Bell

  • carro

  • Dinsey

  • LG

  • Nexus

  • Qualcomm

  • Uber

Patrocínio