Meio&Mensagem
Publicidade

O mundo é das startups

Se a CES tivesse apenas o espaço Eureka, provavelmente já seria uma das maiores feiras do mundo


11 de janeiro de 2019 - 15h08

Nosso terceiro dia na CES foi dedicado as startups. Visitamos o espaço Eureka, um pavilhão enorme – se a CES tivesse apenas este espaço, provavelmente já seria uma das maiores feiras do mundo.
O @Roberto Frossard e eu continuamos dividindo experiências diferentes, então não esqueça de clicar aqui.

Foram tantas as startups que vimos, que fica difícil escolher algumas para comentar, mas vamos lá!

Digitalização 3D de objetos reais no seu celular
Com a popularização das impressoras 3D e da realidade aumentada, o escaneamento de objetos em 3D tem demanda cada vez maior. O tempo dos dispositivos caros e complexos para fazer este trabalho ficou para trás – hoje há alternativas de apps que fazem este trabalho de forma simples, usando apenas a câmera do seu smartphone.

A startup israelense EyeCue Vision deu um passo além, e, em seu app de escaneamento chamado Qlone, não só digitaliza e renderiza objetos em minutos, como projeta e anima esses objetos no mundo real através de realidade aumentada. Simples de usar e com resultado impressionante, como vocês podem ver nos vídeos abaixo:

Jardim de areia para tratar desordens cognitivas (crédito: divulgação)

Produtos e soluções para saúde e medicina
Com os avanços da medicina e os imensos montantes necessários para a pesquisa clínica e de medicamentos, surpreende que tantas startups com baixo orçamento consigam trazer soluções inovadoras e relevantes para melhorar a saúde e a vida das pessoas. Vimos muita coisa de arrepiar, por exemplo:

• Sensio Air, um dispositivo que detecta alérgenos no ambiente (ácaros, poluentes) e alerta pessoas alérgicas em tempo real através de um app
• Um aplicativo que ajuda pessoas com transtorno autista com atrasos linguísticos severos a comunicarem-se através de pictogramas
• Ullo, um jardim de areia com projeção de cores por profundidade, que ajuda no processo de tratamento de desordem cognitivas, como transtorno de ansiedade

Prótese da Unlimited Tomorrow, com tom de pele customizado ao usuário (crédito: divulgação)

• Unlimited Tomorrow, uma startup que se propõe a criar uma prótese para amputados customizada, através de escaneamento 3D do membro residual, e impressão 3D e montagem rápida da prótese

IoT e a casa inteligente
A tendência de predominância da Inteligência Artificial e dos assistentes virtuais não passou ao largo das startups. Muitos dos gadgets e soluções para qualidade de vida são controlados remotamente, via voz, e utilizam IA para aprender e melhorar sua performance. Alguns casos interessantes:

• Hortas de cozinha autônomas: coloque água duas vezes por mês, quando o dispositivo te avisar, e esqueça. Com iluminação artificial, pods com sementes com nutrientes, e monitoramento via app, dispositivos como Veritable, Citycrop e Ava Byte permitem ter sempre hortaliças frescas para sua cozinha.

• Termômetro de carne inteligente: nunca mais erre o ponto da carne com o Meater, um termômetro que pode ir ao forno ou à churrasqueira junto com a carne, e se comunica com um app por bluetooth, avisando exatamente qual a hora de tirar a carne para o ponto perfeito

Hortaliças crescendo no Ava Byte (crédito: divulgação)

Tubulação de água inteligente: com um kit de sensores e módulo processador, o Flowbox Interactive usa Inteligência Artificial para aprender sobre o consumo de água de sua casa e detectar vazamentos, cortar o abastecimento apenas para a área afetada, medir a qualidade da água, e dar controle total do sistema hidráulico através de um aplicativo simples de usar

Colete e luvas para interação com realidade virtual (crédito: divulgação)

Haptics
Se há alguns anos o assunto era os óculos de realidade virtual e realidade aumentada, hoje, o mesmo acontece com a háptica, ou seja, as tecnologias relacionadas ao toque e realimentação física, que aumentam muito as possibilidades de imersão e interação com objetos virtuais. Diversos modelos de luvas, coletes e outros dispositivos vestíveis estavam presentes em diferentes startups. As possibilidades para a tecnologia são imensas e estão apenas começando!

Isso tudo foi só um gostinho das centenas de startups que estavam presentes na CES 2019. Hoje, é o último dia da feira, mas para ver tudo acho que precisaríamos de um mês inteiro! Onde posso confirmar presença na CES 2020, mesmo?

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • CES

  • CESnoMM

  • startup

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio