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Ficção científica e realidade compõem a face da mesma moeda

Protótipo da Mercedes-Benz, apresentado na CES, é inspirado no filme Avatar; carros voadores, robôs e assistentes virtuais também são conceitos herdados da ficção

Luiz Gustavo Pacete
7 de janeiro de 2020 - 14h45

O Mercedes-Benz Vision AVTR teve Cameron como parte da equipe de desenvolvimento (Crédito: Divulgação Mercedes)

Carros-voadores, robôs, equipamentos eletrônicos que interagem com pessoas, realidade mista e mundos paralelos virtuais. A ficção científica faz parte do imaginário há décadas. Seja nos clássicos literários de Isaac Asimov, que criou a ideia de leis da robótica, ou nos filmes de Steven Spielberg ou George Lucas. A questão é que, por muito tempo, realidade e ficção eram parte de lados opostos. Isso mudou. No mundo apresentado na CES e naquele que já faz parte do cotidiano de algumas pessoas pelo mundo, os dois conceitos se fundem com cada vez mais frequência.

Os carros voadores da Uber, já em fase de teste e desenvolvimento. Os automóveis conceitos que conseguem entender o estado de espírito dos passageiros. Equipamentos que mapeiam o DNA. Leitura de ondas cerebrais. A lista é longa. E nesta segunda-feira, 6, durante apresentação na CES, a Mercedes-Benz foi fundo nessa dinâmica mostrando um modelo conceito inspirado no filme Avatar, do diretor James Cameron: o Mercedes-Benz Vision AVTR que teve Cameron como parte da equipe de desenvolvimento.

A conexão do filme com questões de sustentabilidade foi motivadora na inspiração (Crédito: Divulgação Mercedes)

O modelo é revestido por camadas que se propõem a servir como pontos de comunicação com outros equipamentos em uma cidade inteligente. As rodas esféricas foram inspiradas nas sementes da Árvore das Almas, elemento do filme de 2009. Por ser um carro conceito, o modelo naturalmente não vai para as ruas já nos próximos dias. Apenas é um exercício da marca de imaginar como podem ser os carros do futuro. Entra aqui também um elemento importante de marketing e construção de marca. Gorden Wagener, diretor de design da Daimler Group, explica que o AVTR ilustra a combinação de “mobilidade sustentável com design excepcional em carros de luxo”.

Sobre a inspiração em Avatar, Gorden reforça que o filme aponta para alguns conceitos importantes de sustentabilidade que devem ser considerados pela indústria automotiva. “Basta pensar em todos os ambientes extraordinários, formas de vida e na cultura dos habitantes indígenas Na’vi. O mundo da Pandora está intimamente relacionado à nossa filosofia de design de pureza sensual e à bipolaridade de nossas marcas de inteligência e emoção. Os Na’vi, como seres vivos altamente inteligentes, desenvolveram formas de transporte fascinantes e até aventureiras. Avatar também é um filme em que a mobilidade e as dimensões desempenham um papel central e a conexão dos seres humanos com a natureza foi, obviamente, uma grande inspiração para nós”, explicou.

S-a1 é mais um dos diversos protótipos de carros voadores apresentados na CES (Crédito: Divulgação Hyundai)

A Hyundai também deu seu toque de ficção na CES deste ano. Porém, o projeto anunciado já é mais concreto do ponto de vista de usabilidade. A sul-coreana anunciou uma parceria om a Uber no desenvolvimento da S-a1, aeronave que comporta quatro passageiros e um piloto. A empresa destacou que o protótipo é focado na dinâmica das cidades que terão nos hubs, espécie de helipontos, seus pontos de aterrisagem. Com a parceria, a Uber destacou a importância de ter uma empresa automotiva que possa dar escala na produção das aeronaves.

 

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