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Conectividade, eletrificação e autonomia

Essas são as palavras da vez nos carros da CES e já devem aparecer nos carros das próximas gerações para o público em geral


9 de janeiro de 2020 - 18h30

(Crédito: Rafael Barreto)

Outro incrível protagonista da CES deste ano é o carro. Sim, vamos falar das novidades quanto a carros voadores – a gente não desapega de Jetsons, né? –, mas aqui também valem inovações que já devem aparecer nos carros das próximas gerações para o público amplo e as tendências anunciadas pelos carros-conceito. Seguem meus destaques:

Esquenta para Avatar 2
Aproveitando a onda da espera dos fãs para o próximo filme do Avatar, que deve estrear no final de 2021, a Mercedes-Benz apresentou seu carro-conceito cocriado com o diretor James Cameron. A montadora embarca no universo de Pandora para fazer suas previsões num carro ultra-futurista com o Vision AVTR, que traz o conceito de “humanos, máquina e natureza”, assim como o longa.

As semelhanças começam com a presença de escamas na parte traseira do carro que, segundo a Mercedes, comunicariam com pessoas de fora, demonstrando emoções em movimentos de fluidez. Outra referência ao filme são os vidros, curvos e mais amplos, que integram o motorista ao ambiente, e os materiais sustentáveis utilizados, como o piso de madeira de reflorestamento. No carro, que é autônomo, o passageiro ainda poderá interagir por meio de uma espécie de joystick, que adaptará a frequência cardíaca e a respiração da pessoa ao carro, fundindo máquina e humano.

Falando em autônomos…
A indústria já se mostrou bem preparada para o desenvolvimento, num futuro bem próximo, de carros de autonomia nível 3 e até mesmo nível 4. Bem resumidamente, a Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE) estabeleceu 6 níveis de autonomia de carros, sendo que 0 é sem direção autônoma, 3 é direção autônoma condicional – nosso atual limite declarado –, onde o motorista aciona o sistema de autonomia que funciona apenas em alguns casos, como uma viagem, e, por fim, nível 5 – direção completamente autônoma em que o carro assume todas as funções de direção em todo e qualquer momento, deixando a pessoa como mera passageira, que precisará apenas ativar o sistema e assume a direção caso o carro identifique ele próprio algum erro.

Na CES 2020 pude ver muitos conceitos de carro nível 4, o que significa que as indústrias já estão nessa corrida pelo carro altamente autônomo, um upgrade do nível 3 por saber identificar situações em que não poderá operar corretamente, acionando o motorista, justamente por “enxergar” condições de tempo e estrada, além da situação do veículo, e assim tomar decisões. É um enorme passo!

E justamente por isso…
Era LiDAR para todo canto no setor automotivo. Na onda de subir cada vez mais o nível de autonomia, os sistemas de reconhecimento e segurança ganham força na CES. São eles que possibilitam que o carro “enxergue” de forma correta a realidade ao seu redor, e possa tomar decisões apuradas. LiDAR é atualmente uma das principais tecnologias para isso, e estava bem representada, provando ainda mais o embasamento para termos muito em breve os carros totalmente autônomos.

Nessa mesma linha, a Qualcomm aparece também com força para o sistema autônomo com tecnologia que deve chegar ao mercado até 2023, e que permite ir até a automação completa. Os sistemas são pequenos, não superaquecem e consomem pouca energia.

Elétricos devem tomar as ruas
Absolutamente todas as montadoras – desde as gigantes até aquelas menos conhecidas – levaram a CES exemplares elétricos, mostrando que essa já é uma área dominada, mainstream, e é o que devemos ver rodando nas ruas cada vez mais já nesse próximo ano. A Jeep é um dos exemplos, e chegou com tudo no evento, mostrando três modelos que antecipam a meta de eletrificação de todos os modelos até 2022.

Mas todas as outras montadoras também tinham seus exemplares, cada vez mais robustos no que diz respeito a autonomia e potência. Até mesmo a Bell trouxe mais uma vez seu táxi voador, uma versão do Nexus, com algumas diferenças: dessa vez apareceu com menos hélices e completamente elétrico em vez de híbrido.

Enfim, os voadores!
Continua a corrida tecnológica em busca dos carros voadores. E aqui na CES 2020 a Hyundai, junto a Uber, ganhou os holofotes. Novamente, a ideia é trazer o conceito e assim demonstrar um pouco a quantas andam as pesquisas e desenvolvimento na área. O veículo-voador desse ano tem espaço para quatro passageiros e um piloto, e lembra um drone gigante com um helicóptero. E por que a Uber entra com força nessa área? Para fomentar a discussão da mobilidade nas cidades tendo como ponto de partida o uso de tecnologias. Aliás, a própria Uber anunciou, ano passado, junto a Embraer, um conceito de veículo voador elétrico, mas que vinha sendo encaixado como aeronave.

Conectividade
Uma das coisas mais interessantes quando falamos de indústria automotiva nesse ano, aliás, é ver como tudo, desde elétricos aos possíveis carros voadores, estão conectados entre si, com outras pessoas e com os demais elementos da cidade. Tudo isso powered by… 5G! A ideia de smart cities ganha ainda mais força nessa teia que vem ficando cada vez mais bem conectada, e é isso o que vou continuar desbravando na CES 2020!

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