Publicidade

Este é o ano dos assistentes virtuais

Também são destaque da CES displays, 5G, carros autônomos e C-V2X, além de Impressoras 3D e Eye Tracking e Emotion Sensing


10 de janeiro de 2019 - 14h06

No primeiro dia da CES, aberta ao público em geral, visitamos o show floor e andamos pelos estandes de muitas empresas. Vimos tanta coisa que decidimos dividir em duas partes – vou falar de algumas delas, e o Roberto Frossard de outras, veja aqui.

Assistants everywhere
Este é o ano dos assistentes virtuais. Praticamente todos os gadgets, de sensores a geladeiras, de panelas a TVs, de carros a fechaduras, demonstram integração nativa com assistentes como Alexa, Google Assistant e outros. Os assistentes têm ficado cada vez menos dependentes de dispositivos específicos e estão sendo integrados a quaisquer interfaces – basta estar conectado!

Displays
Várias marcas vêm para a CES com melhorias e novidades nas suas TVs e monitores, com altíssima resolução (8k), inteligência artificial para upscaling, melhorias nos features de smartTV, integração com assistentes virtuais e monitores ultra wide.

Sem dúvida, os destaques ficam com a Samsung e a LG. A Samsung trouxe sua TV de MicroLED modular, que pode ser customizada para qualquer aspecto, tamanho, ou resolução, já que ela é feita de múltiplos painéis de MicroLED que podem ser adicionados ou removidos facilmente. A LG demonstrou sua TV de OLED rolável, isto é, a tela enrola toda para uma base quando não está em uso. Com os tamanhos das TVs atuais, é uma economia de espaço bastante bem-vinda – sem contar que é impressionante de ver. Abaixo, o vídeo que fiz da tela rolável.

Rede 5G
A rede 5G é a quinta geração de comunicação de dispositivos móveis, que trará velocidades altíssimas de transferências de dados (de até 20 Gbps), baixa latência, baixo consumo de energia, e permitirá um aumento exponencial no número de dispositivos conectados, efetivamente permitindo um novo patamar para a Internet das Coisas.

Seu desenvolvimento está bastante avançado, com expectativa de que no início de 2020 as redes estejam disponíveis ao público. Com a proximidade do lançamento, já começamos a ver na CES deste ano desenvolvimentos importantes como microchips e rádios, e até conferências em realidade virtual utilizando 5G. A Qualcomm anunciou que seus chips estarão em 30 dispositivos com conexão 5G que chegarão ao mercado ainda em 2019.

Carros conectados e C-V2X
Vimos a demonstração, na Qualcomm, do seu chip para C-V2X. O C-V2X (Cellular Vehicle to Everything) é uma grande aposta da Qualcomm, nos EUA, e da Huawei, na China. Ela é uma tecnologia que permite que veículos se comuniquem entre si sem a necessidade de uma torre de celular, tornando o trânsito mais seguro e facilitando o desenvolvimento de veículos autônomos.

Edifício impresso em chocolate (crédito: divulgação)

Durante a apresentação, pudemos verificar veículos, em tempo real, movendo-se por Las Vegas e fazendo broadcast de suas informações com C-V2X! Só o tempo vai dizer se C-V2X será a tecnologia adotada para comunicação entre veículos, mas hoje os ventos sopram a favor dela: a Ford já anunciou que até 2022 seus carros terão chips C-V2X embarcados, e a Quallcom está demonstrando seu chipset com carros da Ford, Audi e motos Ducati.

Aquaman feito de resina pela Form 2, da Formlabs (crédito: divulgação)

Impressoras 3D
A tecnologia de impressão 3D já não é nenhuma novidade, mas os avanços na área continuam a impressionar. Além de melhorias em precisão e qualidade das já comuns impressoras 3D de filamentos plásticos, este ano pudemos ver impressoras acessíveis ao público que permitem imprimir em gesso, cerâmica e até comida. Uma curiosidade é uma impressora 3D para chocolate, geleias ou purê de batatas!

O destaque, no entanto, fica para as impressoras de resina da Formlabs. Impressoras de resina funcionam via secagem, com lasers, de uma resina líquida, que se solidifica formando o objeto. Se no passado recente eram pouco acessíveis, já começam a ser viáveis para o consumidor final, e a qualidade e precisão de detalhes dos objetos é impressionante.

Sistema de controle de atenção do motorista (crédito: divulgação)

Eye Tracking e Emotion Sensing
A detecção de olhar e de emoções, via inteligência artificial e visão computacional, se mostrou presente em vários cenários de uso, como o controle de uma cadeira de rodas via expressões faciais, o uso de ponteiros em um computador por meio de um olhar (sem precisar de mouse), e a detecção de estado de atenção de um motorista através de verificação de seu olhar e expressão facial.

Muita coisa empolgante, e é apenas o começo do show!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio