Publicidade

Um giro rápido pelas oportunidades da CES

Trata-se de um evento crítico para comunicadores, pois faz parte da nossa função entender o que vem pela frente para ajustar nossas estratégicas e táticas.


5 de janeiro de 2020 - 22h31

(Crédito: Ramon Salinero/unsplash)

Cheguei nesse domingo em Las Vegas para acompanhar, pela primeira vez, a CES, maior e mais longeva feira de tecnologia do mundo. Colocá-la em pé é uma tarefa grandiosa, tamanha a quantidade de empresas, temas e infraestrutura necessárias para receber pessoas do mundo todo. Os comentários começaram na fila de imigração. Aeroporto cheio de propaganda, hotéis preparados, motoristas e garçons ansiosos.

No entanto, isso não é nada comparado à expectativa de quem vem assistir ou participar da feira. São esperadas milhares de pessoas que se interessam por tecnologia nas suas mais variadas expressões. Há tecnologia 3D, 5G e internet das coisas, acessibilidade, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, saúde (aliás, saúde deve ser um tema bem quente por aqui), uso de drones, entretenimento, marketing e propaganda, robótica, carros autônomos, sustentabilidade, viagem e turismo, tecnologias aplicadas a veículos entre várias outras.

A agenda é vasta e é difícil decidir por quais temas assistir. Minha prioridade será acompanhar as discussões relacionadas à mobilidade, pelas razões óbvias: está diretamente relacionada com meu trabalho, e a tecnologia muda significativamente o nosso futuro. A gente gosta de dizer que essa mudança é do tipo que acontece uma vez a cada século e é preciso estar preparada para ela. Ou melhor, é preciso se preparar para oferecer mobilidade pois essa é uma demanda da sociedade no mundo todo. Meu olhar aqui é de quem está trabalhando para oferecer novas tecnologias. Será também uma oportunidade de olhar o que outros setores e outras empresas estão construindo nesse assunto, pois necessidades complexas precisam de soluções conjuntas.

Outro tema muito presente na feira, pelo qual me interesso, é como a tecnologia pode revolucionar nossos avanços na área de sustentabilidade. O assunto é urgente e precisamos encará-lo de frente. A boa notícia é que tem muita gente criando soluções e vamos conhecê-las por aqui. Algumas estão ligadas diretamente ao meio ambiente, e outras a soluções de inclusão/acessibilidade, temas que precisam ganhar mais atenção e precisamos incluir cada vez mais na oferta de produtos e serviços.

O terceiro tema que vou focar tem a ver com uma abordagem transversal, que não aparece na agenda como um tópico em si, mas permeia toda a agenda: mulheres na tecnologia. As discussões são inúmeras (contei pelo menos 15 palestras com enfoques diferentes). Se queremos soluções melhores para todos, elas precisam ser feitas por todos. As mulheres já estão presentes, mas estão ganhando mais voz, o que é muito positivo. Vamos ver o que elas têm a dizer. É preciso apoiar e eu farei a minha parte.

É um evento que eu considero crítico para comunicadores, pois faz parte da nossa função entender o que vem pela frente para ajustar nossas estratégicas e táticas. A quem não pode estar aqui, convido a acompanhar a cobertura do Meio & Mensagem ou ainda consumir os podcasts criados pelo próprio evento no canal CES Tech Talk (somente em inglês).

Até mais!

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • CES 2020

  • CESnoMM

  • Mobilidade

  • Tecnologia

Patrocínio