Para falar mais alto na CES, não basta brilhar e piscar
Mercedes-Benz, Sony, Hyundai, Samsung e Google apostaram na combinação entre novidade, design, comunicação e expectativa para chamar a atenção em meio a tanta informação
Mercedes-Benz, Sony, Hyundai, Samsung e Google apostaram na combinação entre novidade, design, comunicação e expectativa para chamar a atenção em meio a tanta informação
Luiz Gustavo Pacete
10 de janeiro de 2020 - 22h00
São mais de 4,5 mil empresas tentando mostrar suas novidades, soluções, serviços, tecnologia. Nesse universo de gadgets, telas, luzes, formas e objetos que voam, há um desafio em se destacar. Para as grandes marcas, que investem quantias relevantes na CES, o marketing é vital. Um conceito, uma tecnologia ou um novo produto não se sustentam se não estiverem ancorados em uma série de elementos que mesclem design, a comunicação, expectativa e, por fim, a solução que oferecem.
Algumas marcas na edição deste ano conseguiram o feito da repercussão. Ou seja, para um participante médio da CES, dentre os 170 mil que estiveram no evento este ano, se você perguntar quais tecnologias mais lhe chamaram a atenção, a chance de que ele mencione alguma dessas empresas é alta. Ponto para o marketing, para o time de inovação, para a área de vendas e, sobretudo, para as agências de relações públicas. Muitas dessas tecnologias podem ser esquecidas e não sobreviverem até a próxima CES, no entanto, para muitas dessas empresas, haja vista a quantidade de posts, fotos e hashtags que geraram, o saldo é positivo.
O carro Avatar da Mercedes-Benz
A apresentação do carro-conceito da Mercedes-Benz inspirado no filme Avatar, logo no primeiro dia da CES já movimentou as conversas. O design do AVTR Vision era propício para a melhor foto possível para o Instagram e ter o diretor James Cameron na concepção do modelo fez toda a diferença. Alessandro Cauduro, sócio e CEO do estúdio de design e tecnologia Huia, acredita que este foi o produto mais ousado da CES. “Além do visual radical que lembra o filme, o modelo é inspirado na natureza e sustentabilidade para trazer elementos vivos, como as “flaps” que lembram as costas de um sapo e se movem para dar mais aerodinâmica ao carro, e que também serviriam para criar uma nova forma do carro se comunicar com as pessoas fora dele. Nunca vai chegar ao mercado, mas gerou muito barulho pela ousadia”, destaca.
O banheiro inteligente da Kohler
A marca especializada em utensílios para banheiros aplica tecnologia de voz em seus equipamentos. Independentemente se for um vaso sanitário ou um chuveiro, no caso desta edição, a marca, segundo Alessandro Germano, diretor de desenvolvimento de negócios para América Latina do Google, mostra que finalmente chegou a hora de o IoT atender ao grande público. “Para mim, o mais impactante foi ver a quantidade e a diversidade de marcas entrando no ecossistema da casa inteligente. No caso da tradicional fabricante americana de metais sanitários Kohler, com sua linha de torneiras inteligentes de cozinha, entre as quais a nova Sensate. Através da voz, você pode controlar o fluxo da água e o tipo de spray”, destacou.
Os avatares misteriosos da Samsung
O Neon, artificially created humans, da Samsung, é uma tecnologia de avatares digitais que utilizam inteligência artificial como base. Foi desenvolvido em parceria com a Star Labs, uma empresa piloto, e a ideia é criar “humanos artificiais” que se comuniquem e interajam com “humanos reais”. Um grande destaque, sobretudo, pelo mistério em torno do que de fato é a tecnologia. “O interessante é que isso chama a atenção de todos. Postura, visual, reações dos Neons são tão reais que tenho visto o impacto que causa nos visitantes da CES deste ano”, diz Daniel Franulovic, sênior innovation da Accenture. Segundo Beatrys Fernandes Rodrigues, analista de tendências, a questão de mistério em torno da tecnologia foi fundamental para gerar todo o buzz.
As vozes do Google
Por mais um ano, o Google teve uma esquina inteira, em frente ao Convention Center para apresentar sua casa inteligente. Nela, foram expostas as possibilidade de embarcar o Assistente em vários tipos de equipamentos e utensílios. Para Beatrys, não só o espaço chama a atenção, mas todas as possibilidades que eles mostraram em relação ao que um assistente de voz pode fazer. “Isso realmente mostrou a ubiquidade do Google. Eles estavam dentro de smart homes, smart cities e a tecnologia da marca permeava tudo.” Além disso, o Google envelopou o trem que circula na imediação do Convention ganhando visibilidade direta e visível para os participantes da feira.
A tecnologia sobre rodas da Sony
A Sony surpreendeu o público da CES ao apresentar um novo produto: um veículo. O carro-conceito Sony Vision-S é, segundo o CEO Kenichiro Yoshida, a contribuição da companhia para o futuro da mobilidade. O modelo possui 33 sensores dentro e fora que monitoram as atividades do carro, um display widescreen para informações e entretenimento, sistema de áudio 360 e o conceito conectividade always-on. Daniel Franulovic, da Accenture, também aponta que o carro da Sony é destacável. “Especialmente por ver uma empresa fora da indústria automotiva criar um carro-conceito. E como a Mercedes-Benz impactou pegando carona com o novo Avatar que chega aos cinemas em 2021 e atrelando isso ao conceito deles”.
O carro voador da Hyundai
A Hyundai também deu seu toque de ficção na CES deste ano. Porém, o projeto anunciado já é mais concreto do ponto de vista de usabilidade. A sul-coreana anunciou uma parceria om a Uber no desenvolvimento da S-a1, aeronave que comporta quatro passageiros e um piloto. A empresa destacou que o protótipo é focado na dinâmica das cidades que terão nos hubs, espécie de helipontos, seus pontos de aterrisagem. Com a parceria, a Uber destacou a importância de ter uma empresa automotiva que possa dar escala na produção das aeronaves.
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